TEKKI-SHODAN

INTRODUÇÃO:

Também chamada Naihanchi ou Naifanchi. É realizado na posição de Kiba-Dachi. Existem mais dois Katas desta série, o Tekki NiDan e Tekki SanDan. Alguns acreditam que antigamente se tratava de um só kata que foi dividid, enquanto outros crêm que se tratam de versões modernas do Tekki ShoDan. É possível que o Kata queira fornecer soluções para um combate em espaços confinados.

Este Kata teria sido ensinado por um artista marcial chinês à Sokon Matsumura, que por sua vez a teria ensinado a Anko Itosu. É provavel que este tenha alterado a forma original. Este Kata era tradicionalmente ensinada em primeiro lugar nas escolas de Tomari-Te e Shuri-Te antes de Anko Itosu ter criado dos Heians/Pinans. Kentsu Yabu, um antigo aluno de Anko Itosu, dizia que era necessário executar este kata 10.000 vezes antes de se poder ter domínio do mesmo. Antigamente, era frequente o treino de apenas Katas durante dois ou três anos.

Gichin Funakoshi, o fundador do Shotokan, renomeou a Kata como Tekki (cavaleiro de ferro), como referência ao seu antigo professor, Itosu.

Este Kata é quase todo feito na posição de Kiba-Dachi. As suas técnicas são de curtos ataques e defesas, sendo difícil gerar velocidade e potência. O Kata desenvolve grande força nos membros inferiores, e melhora a potência nos golpes a curta distância. São 29 movimentos, executados em cerca de 60 segundos.