TEKKI-SANDAN

INTRODUÇÃO:

Este Kata teria sido ensinado por um artista marcial chinês à Sokon Matsumura, que por sua vez a teria ensinado a Anko Itosu. É provavel que este tenha alterado a forma original. Este Kata era tradicionalmente ensinada em primeiro lugar nas escolas de Tomari-Te e Shuri-Te antes de Anko Itosu ter criado dos Heians/Pinans. Kentsu Yabu, um antigo aluno de Anko Itosu, dizia que era necessário executar este kata 10.000 vezes antes de se poder ter domínio do mesmo. Antigamente, era frequente o treino de apenas Katas durante dois ou três anos.

Gichin Funakoshi, o fundador do Shotokan, renomeou a Kata como Tekki (cavaleiro de ferro), como referência ao seu antigo professor, Itosu.

O domínio da rápida regulagem do tempo é necessário para os bloqueios alternados ( gedan-barai e uchi-uke ). Domine a postura em kiba-dachi e dos pés cruzando quando estiver deslocando-se em kiba-dachi, sempre alinhando os dedos para não sair da linha de atuação (enbusen). Com este kata pode-se aprender os pontos chaves do bloqueio contínuo e alternado de nível intermediário. Não importa quão rápido seja o desempenho, a posição deve ser de força e firmeza, como nos outros kata tekki.