BASSAI-DAI

INTRODUÇÃO
 
Bassai-Dai significa "Grande Assalto ao Castelo". A forma praticada no estilo Shotokan é uma variação do kata Passai. Existe uma outra versão (pequena - Sho) mais avançada, o Bassai-Sho. O kata está presente em numerosos estilos, contendo, portanto inúmeras variações: Bassai Dai, Bassai Sho, Passai Dai, Passai Sho, Passai, Kyan Passai, Ishimine Passai, Tawada Passai, Ichingana Passai, Shimpaku Passai, Ishiro Passai, Teruya Passa, Anzato Passai e Oshiro Passai.

Embora as origens deste kata não sejam muito claras, Akio Kinjo, investigador, acredita que o seu nome deriva do chinês e significa "leopardo-leão", "baoshi", em Mandarim. No dialecto de Fushou, "Baasai" e "Pousai" no dialecto Quan Shous (kinjo 1999).  Kinjo, um investigador conceituado, acredita que os movimentos da kata se assemelham ao boxe do leopardo da China. Também se acredita que o boxe do leão está representado pelo elevado número de técnicas com a mão aberta.

Entre os defensores da teoria de origem chinesa, alguns referem a que a representação do estilo Wuxing Quan, de Kung-Fu. Alguns também acreditam que o kata Passai fazia parte do estilo da Garça que influenciou muitíssimo o karate de Okinawa.

Sokon Matsumura trouxe o kata Passai da China para Okinawa, sendo que Oyadomari também trouxe uma outra versão. Com o Sensei Funakoshi, o kata assume posições mais alongadas e técnicas mais potentes.
O kata Bassai-Sho é um kata poderoso, com técnicas muito vigorosas. Com 42 movimentos, o kata dura pouco mais do que um minuto de execução. A constante mudança do braço que bloqueia é uma característica sua, que significa a passagem de uma situação menos vantajosa para uma mais adequada. Os três Yama-Tsuki representam o ataque repetido que penetra uma forte defesa.