HEIAN GODAN

INTRODUÇÃO

Os Heian Kata ou Pinan, é possível que derivem dos Katas que o mestre Itosu Yasutsune aprendeu com um chinês que vivia em Okinawa. Este Kata chamava-se "Chiang Nan" e ficou conhecida como "Channan", que era mais fácil de pronunciar. O mestre Itosu formou 5 Kata da longa Channan, que considerou ser de mais fácil aprendizagem. Os Katas eram os Pinan Shodan, Nidan, Sandan, Yondan e Godan. A tradução da palavra Pinan (Heian) pode ser "mente calma" ou "paz e tranquilidade".

Também existe a versão que diz que o mestre Itosu formou o Kata "Chiang Nan" Heian dos Katas mais avançadas como
Kanku-Dai (Kushanku) para ser mais fácil ensinar às crianças.

Independentemente da sua verdadeira origem, os Heians Katas são praticados no mundo inteiro e encarados como fundamentais na aprendizagem do Karate.
 
Heian Godan, traduz-se pelo quinto nível da mente calma e é o último desta série. O Kata é composta por 23 movimentos que são executados em cerca de 50 segundos. É um Kata muito dinâmico com grandes contrastes entre os movimentos lentos e os rápidos. O Mikazuki-Geri, o Juji-Uke e o Kagi-Tsuki aparecem pela primeira vez, bem como um salto. O salto obriga a alguma capacidade atlética, flexibilidade e velocidade. As passagens de posições Kokutsu-Dachi/Zenkutsu-Dachi também aparecem pela primeira vez, obrigando a uma atenção muito especial.