HEIAN SHODAN

INTRODUÇÃO:

Os Heians Katas ou Pinan, é possível que derivem dos Kata que o mestre Itosu Yasutsune aprendeu com um chinês que vivia em Okinawa. Este Kata chamava-se "Chiang Nan" e ficou conhecido como "Channan", que era mais fácil de pronunciar. O mestre Itosu formou 5 Kata da longa Channan, que considerou ser de mais fácil aprendizagem. Os Katas eram os Pinan Shodan, Nidan, Sandan, Yondan e Godan. A tradução da palavra Pinan (Heian) pode ser "mente calma" ou "paz e tranquilidade".

Também existe a versão que diz que o mestre Itosu formou o Kata "Chiang Nan" Heian dos Katas mais avançados como Kanku-Dai (Kushanku) para ser mais fácil ensinar às crianças.
 
Independentemente da sua verdadeira origem, os Heians Katas são praticados no mundo inteiro e encarados como fundamentais na aprendizagem do Karate. 

Heian Shodan, traduz-se pelo primeiro nível da mente calma. No entanto, e apesar da sua composição por técnicas muito básicas, não quer dizer que a sua execução seja fácil. Alguns afirmam mesmo que será o Kata de mais difícil execução. O Kata contém 21 movimentos e a sua execução demora cerca de 40 segundos. É um Kata composto por bloqueios e ataques básicos. Inclui também a libertação do punho e aplicação de Tettsui-Uchi. Termina com quatro técnicas de Shuto-Uke em Kokutsu-Dachi. Os pontos mais problemáticos da sua execução são: a extensão da perna no Zenkutsu-Dachi, permitindo a correcta impulsão do corpo para a frente; a correcta rotação nas mudanças de direcção, iniciando com a rotação da cabeça e mantendo a altura das ancas na sua rotação.