COMO SERA O EXAME DE FAIXA?

- AVALIADORES: Sensei Fernando 2˚ DAN e Sensei Sereno 1˚ DAN.

- TIPO DE EXAME: Teórico e Pratico. 

- PONTUAÇÃO DO EXAME: Cada Sensei será responsável por 50% da nota final, no total de 100 pontos, aprovação apenas com 70 pontos ou mais. Com essa medida, um Sensei não será capaz de aprovar sozinho um aluno, garantindo assim, uma imparcialidade na avaliação de nossos alunos, com tudo, uma maior rigidez.





- EXAME PRATICO: Será composto por; KIHON GEIKO, KIHON-IPPO KUMITE, KIHON-SANBON KUMITE, JIU-IPPON KUMITE, JIU-SANBON KUMITE, IMOBILIZAÇÃO, ESTUDO DE COMBATE, SHIAI-KUMITE e KATA.

1 - KIHON-GEIKO: É o Kihon-básico que acontece nas aulas; Soco contração e rápido, giro de quadril e tronco em conjunto e separadamente, bases variadas, técnicas de defesas e ataques separadamente e em conjunto. Uso de kime, velocidade, equilíbrio e kiais. (PARA TODAS AS GRADUAÇÕES).

2 - KIHON-IPPON KUMITE: Trata-se de uma avaliação a dois, onde os alunos colocarão em pratica as técnicas do kihon-geiko, de ataque, defesa e contra-ataque. Esta liberado o uso de bases e ataques variados para os contra-ataques. Os ataques serão oi-zukis nas três alturas, jodan, tchudan e gedan em zenkutsu-dashi, com os dois lados. (FAIXAS BRANCA à VERDE). Para as demais graduações, será em heiko-dashi com ataques oi-zukis, sem avisar a altura ou o lado, finalizando em zenkutsu-dashi. (ROXA à PRETA). Uso de kime, velocidade, equilíbrio, precisão e kiais. (PARA TODAS AS GRADUAÇÕES).

3 - KIHON-SANBON KUMITE: Parecido com o kihon-ippon kumite, mas um dos alunos fará três oi-zukis se deslocando a frente, contra seu colega de avaliação nas três alturas, sendo uma altura de cada vez. O aluno que sofrerá os ataques, deverá se defender, deslocando-se para trás e contra-atacando com kiai no final, depois deverá retornar atacando da mesma forma. O Tempo dos ataques, deverão ser iguais ao tempo dos três oi-zukis do heian-shodan. (FAIXAS AMARELA à LARANJA). Demais graduações, os ataques serão respectivamente, jodan, tchudan e gedan. (FAIXAS VERDE à PRETA). Uso de kime, velocidade, equilíbrio, precisão e kiais. (PARA TODAS AS GRADUAÇÕES).

4 - JIU-IPPON KUMITE: Avaliação a dois na forma de luta, base kamae. Um dos alunos fará um kizame-zuki e oi-zuki, retornando a base de luta o mais rápido possível, o outro aluno que receberá os ataques, deverá esquivar-se usando uma das quatro saídas do karate e contra-atacar como achar melhor com kiai. As quatro saídas, serão obrigatórias nesta avaliação. Uso de kime, velocidade, equilíbrio, precisão e kiais. (FAIXAS LARANJA à PRETA).

5 - JIU-SANBON KUMITE:  É uma mistura de Kihon-Sanbon Kumite com Jiu-Ippon. Um aluno fará três ataques variados entre mãos e pés, sem avisar lado ou altura contra um colega de avaliação, e retornando a base de luta o mais rápido possível após o ultimo ataque. O Outro, deverá esquivar-se dos três ataques e contra-atacar no final com kiai, retornando a base de luta o mais rápido possível. Uso de análise combinatória entre pés, mãos e bases, kime, velocidade, equilíbrio, precisão e kiais.  (FAIXAS VERDE à PRETA).

6 - IMOBILIZAÇÃO: Avaliação a dois, onde os avaliados deverão demonstrar técnicas de contenção de seu adversário, sem a necessidade de traumas sérios, causados pela correta aplicação das técnicas do karate. Parecido com o kihon-ippon, a principio. O adversário que receber o ataque, deverá aplicar as imobilizações. Serão nas três alturas, jodan, tchudan e gedan, apenas com um lado até a faixa roxa. Será uma imobilização diferente por altura e por faixa, iniciando na avaliação para faixa amarela, uma imobilização para cada altura e terminado na faixa preta, sete imobilizações para cada altura. Para as avaliações de faixa marrom e preta, serão exigidos os dois lados. Uso de análise combinatória entre pés, mãos e bases, kime, velocidade, equilíbrio, precisão e kiais.  (FAIXAS BRANCA à PRETA).

7 – ESTUDO DE COMBATE: A primeira avaliação de luta, onde os avaliados deverão demonstrar técnicas de ataques e defesas, sem acertar seu colega de avaliação, atacar e deixar ser atacado. (FAIXAS LARANJA e VERDE). Para as demais graduações, serão dois adversários contra um avaliado. Uso de análise combinatória entre pés, mãos e bases, kime, equilíbrio e precisão.  (FAIXAS ROXA à PRETA).

8 – SHIAI-KUMITE: Esta avaliação se aproxima um pouco dos torneios, sendo que para a avaliação, não será importante a vitoria de um aluno e sim a suas técnicas de ataques, defesas, análises combinatórias, velocidade, kime, precisão, bases em suas finalizações, kiais e postura perante seu adversário. Será apenas 1 minuto de luta. (FAIXA ROXA). Para as demais graduações, serão dois adversários contra um avaliado. (FAIXAS MAROM e PRETA).

8 – KATA: Os KATA são a essência do estilo do karate, neles estão contidas as técnicas de grandes mestres. Cada kata representa uma situação diferente pela qual o carateca esta passando, ou seja, uma luta imaginaria com quatro ou mais adversários, onde o avaliado deverá demonstrar com perfeição, a aplicação do Kihon-Geiko. Cada kata tem seu Embuzen, defesas, ataques, bases, velocidade, kime e tempo pré-determinados de acordo com seu estilo, o nosso é o Shotokan. Faixa amarela, Heian-Shodan, Faixa vermelha, Heian-Nidan, Faixa laranja, Heian-sandan, Faixa Verde, Heian-Yondan, Faixa roxa, Heian-Godan, Faixa marrom, um kata Heian, a escolha dos Senseis e um Kata médio, a escolha do avaliado, entre Tekki-Shodan ou Bassai-Daí e Faixa preta, um kata Heian, a escolha dos Senseis, um Kata médio, a escolha do avaliado, entre Tekki-Shodan ou Bassai-Daí e um kata superior, a escolha do avaliado.

- EXAME TEÓRICO:  Será um exame oral, com perguntas em cima dos erros observados no exame prático e mais algumas perguntas no âmbito histórico e filosófico do karate Shotokan

- OBSERVAÇÃO: Não existe dependência ou recuperação nesta avaliação, ou seja, ou esta hápto ou não para a próxima graduação. Nós não habilitamos pessoas despreparadas, pois nossos alunos carregam o nome dos nossos dojos e nossa associação, vocês são os representantes do nosso trabalho e nós, Senseis, somos os representantes dos nossos mestres. A principio, pode ser dura a forma como foi colocada a observação, mais isso é apenas um lembrete do que vocês, nossos alunos, escutam em aula. Nós, Senseis Fernando e Sereno, não precisamos do seu dinheiro, graças a Deus temos nossos empregos que nos sustentam com folga para podermos dar aulas por prazer, por isso, diferente de qualquer academia ou federação, vocês não farão exames a cada 3 meses sem a mínima condição técnica e psicológica, vocês não pagaram fortunas por exames de faixa. Nosso valor de R$25,00 e simbólico, é o mesmo valor que seus Senseis pagaram até a faixa marrom, e é o que vocês pagarão também. Com esse dinheiro, e o valor da mensalidade da academia, seu Sensei sempre converte em algo para o nosso dojo; Protetores, luvas, raquetes, camisas personalizadas, etc. Objetos que já estão em uso por vocês, alias, foi o dinheiro da mensalidade de vocês que pagou o exame de DAN de seu Sensei. Bom, ficaremos por aqui, qualquer duvida, postem no Orkut do dojo, http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=8403099960024546055, e um dos senseis o responderá, pois sua duvida pode ser a de outros, para quem vai ser avaliado no próximo dia 15/07/2011, bom exame e OSS!
GRADUAÇÕES DO KARATE
As artes marciais provenientes do Japão e Okinawa, apresentam uma variedade de títulos e classes de graduações. O sistema atual de graduação de faixas coloridas é o mais aceito; Antes disso, muitos métodos distintos eram usados para marcar os vários níveis dos praticantes. Alguns sistemas , recorriam a três tipos de certificados para seus membros:

1 - SHODAN - significando que se havia adquirido o status de principiante.

2 - TIUDAN - significava a obtenção de um nível médio de prática. Isso significava que o indivíduo estava seriamente comprometido com sua aprendizagem, escola e mestre.

3 - JODAN - A graduação mais alta. Significava o ingresso no OKUDEN (escola, sistema e tradição secreta das artes marciais).

           Se o indivíduo permanecia dez anos ou mais junto ao seu mestre , demonstrando interesse e dedicação, recebia o Menkio, a licença que permitia ensinar. Essa licença podia ter diferentes denominações como: Sensei, Shiran, Hanshi, Renshi, Kyoshi, dependendo de cada sistema em particular. A licença definitiva que podia legar e outorgar acima do Menkio, era o certificado Kaiden, além de habilitado a ensinar, implicava que a pessoa havia completado integralmente o aprendizado do sistema. O sistema atual que rege a maioria das artes marciais usando Kyu ( classe) e Dan (grau) , foi criado por Jigôro Kano, o fundador do Judô Kodokan. Kano era um educador e conhecia as pessoas, sabendo que são muitos os que necessitam de estímulos imediatamente depois de haver começado a praticar artes marciais. A ansiedade desse tipo de praticante não pode ser saciada por objetivos a longo prazo.

No Karatê Shotokan, as faixas e cores são as seguintes:


          Na classificação de faixas coloridas, KYU significa classe, sendo que essa classificação é em ordem decrescente. Na classificação de faixas pretas, DAN significa grau, sendo a primeira faixa preta a de 1º Dan, a segunda faixa preta 2º Dan e assim por diante em ordem crescente até o 10º Dan. Em um plano simbólico, o branco representa a pureza do principiante, e o preto se refere aos conhecimentos apurados durante anos de treinamento.
          No Japão, o título mais alto que uma pessoa pode obter nas artes marciais se denomina HANSHI; É um alto cargo, cujo significado transcende as habilidades físicas ou técnicas, significa mestre exemplar. Porém, nenhum título é mais conhecido que "Sensei". Mas , o que significa Sensei? Literalmente, SENSEI significa vida prévia. Isto significa em contexto oriental, que se está diante uma pessoa com conhecimento avançado da arte e um nível de conhecimento humano elevado. Portanto, Sensei não significa somente professor de arte marcial, mas também pessoa culta, educada e de conduta irrepreensível.

Significado do OBI (FAIXA)
              O obi é um cinturão ou faixa que serve para manter o kimôno fechado, a faixa tem um significado simbólico. Esse aspecto simbólico são as cores. Tradicionalmente, quando alguém começa a praticar Karate, recebe a faixa branca. Após anos de treinamento, a faixa tende a ficar cada vez mais escura, assumindo uma coloração marrom. Se continuar praticando, ela vai se tornando preta. A faixa preta significa que se a pessoa esteve treinando Karate por muitos anos. Quando o karateca realmente se dedica ao Karate, sua faixa, após a preta ,começa a ficar branca novamente, depois de muitos outros anos. Assim se completa o ciclo.

Branco é a cor da inocência
Indica quem tem a mente e o espírito "vazios", alguém que é leigo nos aspectos espirituais do Karate-do. Também indica que esse praticante ainda não conhece bem as técnicas do Karate.











Faixa Marrom, é a cor da terra a cor da solidificação. A faixa marrom indica que o praticante já se tornou competente, mas sua mente ainda é fértil. Nesta faixa muitos desistem e param o treinamento, julgando-se aptos o suficientes e caem na mediocridade, demonstrando a fraqueza que ainda possuem.




Faixa Preta é a fusão de todas as cores
Ela indica quem passou por dificuldades e desafios necessários para superar os obstáculos encontrados nos primeiros anos de Karate. Após tornar-se um Yudansha (faixa preta), é que realmente começa a jornada de um karateca. Cada Karateca deveria saber que a faixa preta não é sinônimo de um prêmio, mas um objetivo e um símbolo da realização de um grande esforço dentro de um sistema de graduação.



EXISTEM TRÊS TIPOS DE FAIXAS PRETAS

1-) Existe a pessoa que por colaborar na divulgação do Karate-do tem o reconhecimento de seu serviço com um certificado de Faixa preta Honorário (chamado em japonês de Mey-dan ) .

2-) Existe a pessoa que é Karateka e treina regularmente, mas não possui índice técnico para ser aprovado em exame de faixas oficial, por ser muito antigo, e para evitar constrangimentos, pode receber uma faixa preta em reconhecimento ao empenho demonstrado.É o Suisen-dan (grau por antiguidade).

3-) E, por último, existe o Jitsu-Kyoku--dan ( que é o meu caso ), que foi aquele praticante que se submeteu a banca examinadora e foi aprovado, possuindo nível técnico e treinamento que justifica a sua graduação.

IMPORTANTE: Faixa preta de Karate não é sinônimo de professor de Karatê, mas sim, de pessoa que se sacrificou o suficiente para conseguir um relativo controle de seu corpo e de sua mente .